A-EQUIPA


ana louback

A-GRUPA Ana Louback

Arquiteta e urbanista, licenciada e mestre em gestão urbana pela FAU-USP (2003; 2011), e gestora cultural, especializada pelo CPF SESC-SP (2014). Atuou por anos no campo do planejamento urbano e habitacional, com particular experiência na elaboração de planos setoriais e projetos de urbanização para áreas precárias. Foi pesquisadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos – LabHab FAUUSP e do núcleo “Globalization, Urban Form and Governance”, da TUDelft (Holanda). A partir de experiência junto à Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ), focada na perspectiva das “cidades educadoras”, envolveu-se em projetos de integração entre cidade, cultura e educação. Nos últimos 10 anos, tem se dedicado ao campo das políticas culturais, junto à gestão pública e a instituições do terceiro setor, com particular enfoque à implementação e articulação de redes de equipamentos culturais. Foi consultora do Convênio UNESCO/MinC para elaboração do “Plano Setorial de Arquitetura e Urbanismo” no âmbito do Plano Nacional de Economia Criativa, gerente de projetos da Riofilme (RJ), onde coordenou a implementação da Rede Cinecarioca de Cinema, e gerente de políticas operacionais da Spcine (SP), onde foi responsável pela implantação do Circuito Spcine de Cinemas, rede com 20 cinemas públicos nas periferias de São Paulo. Atualmente é doutoranda em Sociologia, no programa Cidades e Culturas Urbanas do CES/ UCoimbra, tendo por objeto de pesquisa as relações entre dinâmicas urbanas e espaços culturais lateralizados.


cAROLINA CARDOSO

Arquiteta e investigadora no ISTAR-IUL, no ISCTE. Trabalha e investiga sobre o papel das novas tecnologias e das abordagens colaborativas na produção da cidade. Mestre pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Doutoranda em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, no ISCTE-IUL, com o tema de tese “Cidade como laboratório de inovação cidadã: Um contributo metodológico para as prárticas colaborativas de co-criação do espaço urbano”. Co-organizadora da Escola de Verão TUR – Technopolitics in Urban Regeneration. Co-Fundadora do Garagem Fab Lab Associação, um espaço focado em educação, tecnologia e criatividade com sede em São Paulo e que dirigiu entre 2015 e 2018. Leccionou disciplinas relacionadas aos temas de Fabricação Digital, Cultura Maker, Open Design, Economia de Compartilhamento e Cultura Colaborativa nos cursos de graduação de Design de Produto, Gráfico e Serviços, Moda e Interiores, no Istituto Europeo di Design – São Paulo, Brasil (2016-2018)
Portfolio Carolina Cardoso


CAROL FARIAS

Arquiteta Urbanista, formada em 2005 pela UEG, atuou em escritórios de projeto de diversas tipologias arquitetônicas, com ênfase em habitação. Como arquiteta analista na Caixa Econômica Federal, atuou no acompanhamento de projetos e obras públicas e no fornecimento de assistência técnica a instituições públicas e movimentos sociais. Cofundadora da Sobreurbana, estúdio de microurbanismo colaborativo sediado em Goiânia/BR, onde realizou microintervenções urbanas e produção cultural, com destaque para o projeto Casa Fora de Casa. Especialização em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela UnB. Mestre em Projeto e Cidade, pela UFG, com dissertação sobre Urbanismo Tático. Doutoranda em Arqutitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, e investigadora no ISTAR-Iscte, com tese sobre codesign de tecnopolíticas para o desenvolvimento local. Atualmente, integra equipa responsável pelo desenho da Candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027.


GABRIELA ANTUNES

A-GRUPA Gabriela Antunes

Arquiteta urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009) em São Paulo, Brasil e mestre em habitação coletiva e desenvolvimento urbano pela Universitat Politécnica de Catalunya (2012) em Barcelona, Espanha. É apaixonada por espaços públicos e todo seu poder catalizador de transformação da paisagem urbana e das comunidades que usufruem deles. Sua experiência profissional abrange ambas as áreas, tendo atuado como arquiteta de edificações em diversos escritórios em São Paulo com foco em equipamentos coletivos e edifícios residenciais, e como urbanista pela empresa Arup tanto em São Paulo como em Nova York/EUA, com projetos em diversos países com foco em planejamento estratégico, desenho urbano, estratégias de resiliência urbana e participação comunitária. Destaca-se sua participação em projetos como Centro de Capacitação de Professores de São Caetano do Sul/Brasil, Aeroporto Internacional de Vitória/Brasil, Plan Maestro de Espacios Públicos de Barranquilla/Colombia, Plano Urbanístico Estratégico de Foz do Iguaçu/Brasil, Plan de desarrollo turístico de Panáma/Panamá, Requalificação da Estação Ferroviária Central de Chicago/EUA e, parte da equipa de parceiros estratégicos do Programa 100 Resilient Cities para diversas cidades da América Latina.
Portfolio Gabriela Antunes


Laura sobral

A-GRUPA Laura Sobral

Arquiteta urbanista, Laura Sobral graduou-se e é mestre pela Universidade de São Paulo, com intercâmbio na Universidad Politecnica de Madrid. Desde 2007, Laura estuda e realiza intervenções urbanas, arquiteturas temporárias para a ativação dos espaços públicos. Em janeiro de 2014 teve a iniciativa do A Batata Precisa de Você, movimento de ocupação regular do Largo da Batata [São Paulo – SP], que evidencia, por meio do urbanismo tático, os potenciais de ocupação da praça, prototipando mobiliário urbano e promovendo atividades culturais e de lazer, para pensar coletivamente alternativas de produção de cidade com a participação efetiva de seus cidadãos. É cofundadora do Instituto A Cidade Precisa de Você, que tem como foco a ativação e melhora dos espaços públicos urbanos e a articulação entre os vários atores dos territórios da cidade. Como fellow do The German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders – Alexander von Humboldt Foundation , desenvolveu a partir de Berlim, na Alemanha, um projeto sobre instrumentos urbanos para a gestão compartilhada de espaços públicos que resultou no seu livro Doing it Together – cooperation tools for the city co-governance (ZKU Press, 2019), e em português Fazer Juntos – instrumentos de cooperação para cidades co-criadas (A Cidade Press, 2021). Atualmente está baseada em Portugal fazendo seu doutoramento sobre políticas públicas que apoiam o tecido associativo local na qualificação de espaços públicos, com co-orientação pela TU Wien.
Portfolio Laura Sobral


leticia DO carmo

Leticia do Carmo formou-se em Arquitectura (IST Lisboa, FZA Ljubljana) e fez um doutoramento no laboratório de sociologia urbana da École Doctorale d’Architecture & Sciences de la Ville da École Polytechnique Fédérale de Lausanne. Desenvolve trabalho de investigação sobre transformações e dinâmicas urbanas e culturais actuais, em torno de questões de resistência e compromisso relativas a práticas espaciais, arquitecturas informais, estética visual, cultura alternativa. Trabalhou como arquitecta, e actualmente desenvolve e participa em projectos de mediação pedagógica e comunitária (Colectivo Trilhos, Trienal de Arquitectura de Lisboa, Ville en Tête). Faz projectos de artes visuais, plásticas e performativas, e visitas guiadas pela cidade e museus.
Portfolio Leticia do Carmo


sofia costa pinto

A-GRUPA Sofia Costa Pinto

Designer formada pela EBA/UFRJ (2006). Cursou mestrado em design na FAU/USP (2008). Trabalhou em escritórios de design e na TV Globo no Rio de Janeiro. Trabalhou como diretora de arte nas agência de publicidade Santa Clara e na LoduccaMPM. Atualmente vive em Lisboa onde cursou o ISP da Maumaus (2013) e desenvolve pesquisa de mestrado na FBAUL sobre experiências artísticas participativas e ocupação de espaços públicos e desativados com intercambio na School of Arts, Design and Architecture da Aalto University na Finlândia. É fundadora da EDA – Ensaios e Diálogos Associação onde é responsável pelo desenvolvimento, implementação, coordenação e gestão de projetos socioculturais e artísticos para o sector público e não-governamental. Como produtora executiva tem experiência na elaboração de candidaturas, execução de projetos, controle orçamental, elaboração de relatórios de atividades e acompanhamento administrativo financeiro. Tem experiência como cordenadora de comunicação tendo trabalhdo na elaboração e execução de estratégias de comunicação, criação de identidade visual e construção de marca para projetos de diferentes naturezas.